O Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Tubarão, através dos profissionais da secretaria de Saúde, trabalham para incentivar a população, principalmente os idosos, a ter e manter uma vida saudável.

De acordo com o secretário e também médico, Roger Augusto, o foco dos serviços é totalmente voltado na prevenção e na melhoria da qualidade de vida.

“Queremos mudar o foco de atenção da doença para a saúde, transformando positivamente a vida das pessoas. Acredito que o mais importante é a perspectiva de mudarmos a visão da população para a responsabilidade para com a própria saúde. Para isso, acredito, que existem cinco atitudes para uma vida melhor”, destaca o secretário.

Assim, a secretaria de Saúde preconiza o trabalho com o objetivo de que toda população tenha:

Alimentação Saudável

Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida.

Atividade física regular

As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente.

Sono adequado

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.

Lazer

A diversão e descontração torna-se cada vez mais importante no combate ao estresse puramente mental, físico e psicológico. Devemos guardar um tempo para ficar com a família, passear, namorar. Nada afasta tão eficazmente pensamentos desagradáveis quanto a concentração em pensamentos agradáveis.

Novos estudos mostram que o cérebro é “programado” para acreditar em Deus – e que isso nos ajuda a viver mais e melhor. Ao exercitar a fé, é possível adquirir hábitos mais saudáveis e evitar doenças.

“A nossa saúde depende muito mais de atitudes pessoais e auto-cuidado do que de intervenções externas. Somos nós os verdadeiros responsáveis pela qualidade de vida nossa e de todo planeta. Precisamos apenas fazer a nossa parte e usufruir dos resultados alcançados.” (Roger Augusto – secretário de Saúde e médico acupunturista)