A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas ideias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética a prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto.

A atividade física pode e deve ser praticada em qualquer idade. Recomenda-se  praticar pelo menos 30 minutos de exercício físico moderado todos os dias. No entanto, algumas práticas se associam a riscos, de forma que um profissional de saúde deve ser consultado antes de se iniciar um programa de atividade física regular. Sabe-se que metade das pessoas em atividade física vigorosa desiste do treinamento em um intervalo de um ano. O segredo é praticar exercícios que sejam excitantes, desafiantes e que tragam um grau de satisfação.

Recomendações importantes

Uso de roupas e calçados adequados.
Ingestão de grandes quantidades de líquidos, antes do exercício.
Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem.
Iniciar as atividades lenta e gradualmente.
Evitar o cigarro e medicamentos para dormir.
Alimentar-se até duas horas antes do exercício.
Respeitar seus limites pessoais.
Informar qualquer sintoma.

Benefícios

Melhora da oxigenação dos tecidos.

Melhora do metabolismo do organismo.

Aumento da força muscular e do condicionamento físico.

Redução do conteúdo de gordura.

Melhora da movimentação muscular e articular.

Aumento da sensação de bem-estar.

Caminhar é Viver

Se toda a população brasileira fizesse 30 minutos de atividade física regular, cinco vezes por semana e mudasse o padrão alimentar, poderiam ser evitadas a cada ano, 260 mil mortes como câncer, doença coronariana crônica e doenças cardiovasculares. A conta é feita com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e mostra o quanto é importante o projeto ‘Caminhar é viver’, desenvolvido pelo Governo de Tubarão (SC), através da equipe de fisioterapia da secretaria de Saúde.

O programa tem como objetivo reabilitar pacientes hipertensos, diabéticos, idosos e população em geral, auxiliando na melhoria das habilidades funcionais, particularmente na tolerância a atividade física, visando reduzir sintomas, alcançar e manter a saúde em dia. O exercício mais recomendado para isso é a caminhada.

As caminhadas ocorrerem segundas, quartas e sextas-feiras com saída ao lado da igreja do bairro Passagem, na avenida Marcolino Martins Cabral e terças e quintas-feiras com saída da praça da Igreja Matriz São José Operário de Oficinas (das 7h30 às 8h30). Antes de iniciar a caminhada, é verificada a pressão arterial e a frequência cardíaca. Logo em seguida são repassados alongamentos, priorizando os membros inferiores. A caminhada inicia com um breve aquecimento de dois minutos em ritmo livre, aumentando em seguida até a frequência alvo. Aos 40 minutos de exercício, os participantes são orientados a diminuir o ritmo e se preparar para o alongamento final associado com técnicas de relaxamento.

Você é nosso convidado. Venha caminhar!